segunda-feira, 9 de abril de 2007

Sorria para a câmera!

Um dia um cara, que até então eu adorava, me disse que em todas as minhas fotos do fotolog eu sempre parecia feliz e rodiada de pessoas do mesmo modo. Brinquei dizendo que seria emo demais colocar fotos em meus momentos de tristeza e dramáticos.

Há pouco tempo uma amiga me disse que com ela ouviu a mesma coisa. Fui conferir, realmente nas últimas fotos estamos sempre juntas, sorrindo, e provavelmente forçando transparecer uma alegria momentânea, seja ela verdadeira ou não.

Ok, eu perdi totalmente o raciocínio sobre o que eu queria falar, mas não quero fechar o editor de texto.


O fato é que transparecer felicidade é apenas uma das melhores maneiras de atrair pessoas, principalmente as desconhecidas, não é tática, não é máscara, talvez seja apenas um atributo pessoal de cada um. Eu simplesmente não consigo ficar muito tempo perto de pessoas cabisbaixa e desanimada. Quem não gosta de sentar rir, conversar, tentar fazer novos amigos? O que é difícil e constrangedor é quando isso passa parecer uma das armas para conquistar pessoas a velha frase: "Sou legal, não tô te dando mole". Geralmente quem acaba pagando o mico é você, uma verdadeira injustiça.

Analisando um pouco a situação, creio que vivemos num mundo onde um dos principais produtos vendidos é a alegria, felicidade. Ter alguns minutos de baixo astral em público pode fazê-lo parecer o centro das atenções o que no meu caso não é lá muito confortável. Esse ponto que é impossível ignorar: o fato que sempre, não importa onde, sempre as pessoas estarão te avaliando, te testando de alguma forma para extrair de você o que o interessa.


Ontem fui a uma festinha na cidade, mais uma, claro. Minhas fiéis amigas companheiras de balada estavam “trabalhando” e como a festinha era realmente imperdível resolvi ir sozinha, tinha a certeza que encontraria a galera por lá. Chegando, abraços, beijinhos e formalidades gerais peguei uma cerveja e fiquei observando as pessoas e o ambiente. E esse comportamento normal de quase todos da festa é alvo fácil para as pessoas que só pensam em um tipo de coisa: pegação geral! E está aí mais uma coisa que me faz parar essas horas pra pensar: será que não existe um lugar onde haja entretenimento e as pessoas não pensam em “pegação”? Posso parecer careta e o assunto batido e chato demais, mas é impressionante como ultimamente pouco nos interessamos pela pessoa e sim bem mais em que ela apresenta por fora, parece que a boca das pessoas viraram um verdadeira lixeira para sair por aí esfregando em qualquer um.

O local e as intenções de cada um pode tentar justificar tal comportamento, afinal era "festa", mas para mim isso não é suficiente e não faz muito sentido.
Estar bonita com um sorriso no rosto, com uma cervejinha, perto de pessoas agradáveis pode ser o suficiente para me deixar completamente à vontade e realmente feliz, assim como conhecer novas pessoas, novas idéias, novos lugares. Infelizmente o que quase todos olham e desejam é APENAS um local da parte do corpo da outra pessoa para se satisfazer por algumas horas - talvez minutos -, inflar seu ego e dormi em paz. Então se esse problema, se é que é realmente um problema, não é ou não pode ser solucionado o que nos resta é usufruí-lo ou fugir dele. Enquanto vivermos num ambiente desse só o que nos restam é nos adaptar a cada tipo de situação. Restam-nos transparecer felicidade, seja em fotos ou em qualquer lugar e fazer muita gente acreditar que essa “felicidade” é intacta e verdadeira e continuamos a vivendo em sociedade.

Nenhum comentário: